A Língua Brasileira dos Sinais

Oi pessoal! Neste período da faculdade (7º - penúltimo, uhul) estou tendo a disciplina: Libras. Sim! Libras! A inclusão está cada vez mais "disponível" e nós devemos estar preparados a fim de recebe-los da melhor forma possível. Com isso, a minha faculdade (Universidade Católica de Petrópolis) tem em sua grade curricular "Libras". Claro, não vamos sair de lá "bilíngues" e fluentes nesta linguagem, mas a ideia é de sabermos nos comunicar com os deficientes auditivos.


Libras: Língua Brasileira de Sinais, é a língua utilizada pela maioria dos deficientes auditivos com perda de quase 100% da audição. Mesmo esta sendo uma língua "brasileira" alguns sinais são similares aos sinais na Europa e América do Norte, facilitando a comunicação. Mas isto não quer dizer que há palavras diferentes!

Para se comunicar com um deficiente auditivo você não precisar ser fera nos sinais, sabendo o alfabeto por eles utilizado. Claro que a comunicação não será tãããão fluente, muito menos rápida (rs), mas eles vão gostar muito de saber que você sabe o alfabeto dele. 

Quando eu era criança, tinha uma menina com deficiência auditiva que sempre pegava o mesmo ônibus que eu. Eu era DOIDA para falar com ela, mas não sabia. Até que perguntei para uma professora como poderia dizer "OI" para ela, e ela me deu um folheto com o alfabeto de sinais. Treinei algumas poucas palavras e alguns dias depois, "falei" com ela. Tanto ela quanto a mãe ficaram super felizes com isso. Depois de alguns anos, ela começou a usar aparelho auditivo e conseguiu desenvolver a fala. 

Bem, para quem ficou interessado e quer se aventurar nas letras dos sinais, ai vai!


Só tive uma aula na faculdade, e já estou adorando. Aprendemos o alfabeto das letras (eu já sabia), o numérico, algumas palavras e frases! Quem sabe um dia eu faça um vídeo em libras (com tradução em baixo, claro, rs). Fica ai um desejo para o blog, rs

Como estou super animada com esta disciplina, vim pesquisar na internet curiosidades a respeito e acabei descobrindo um DICIONÁRIO DE LIBRAS - clica aqui para conhecer -. Vale super a pena dar uma conferida! Lá você pesquisa a palavra que vem com o significado, aplicação em uma frase e o mais legal: um "mini" vídeo com o sinal! Super bacana!

Espero que tenham gostado da novidade.
Quem aí sabe falar a "Língua dos sinais" ou já teve alguma experiência legal? Conte-nos!
Beijos para vocês!

20 comentários:

  1. Acho Libras uma linguagem bem interessante. Minha mãe teve alguns alunos mudos, então ela sabe um pouquinho. Gostaria de aprender. Beijos <3

    vintageiz.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Lú eu te nomiei para TAG que você comentou lá e também para um prêmio.

    Estou colocando o link das duas coisas que te indiquei tá ? Mais eu fiz isso, porque vc além de ser minha grande amiga blogueira, vc é uma pessoa muito querida. Muito atenciosa e que merece tudo de melhor no mundo. E quero que você faça muito sucesso em seu blog viu ?! Sério mesmo...Desejo de Coraçao !!

    Fica com Deus minha Linda e se cuida. bjos

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2013/02/premio-dardos.html

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2013/02/tag-arco-iris-literario.html

    ResponderExcluir
  3. Acho bem legal saber libras, queria aprender bem, quem sabe eu ainda não aprenda a usar libras direitinho, além de saber meu nome kkk
    Beijos

    sonhosdegarota.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Aprendi no colégio mesmo a fazer o alfabeto e adorava! Gostaria bastante de ver um vídeo aqui em libras :)
    Beijo,
    Nic

    ResponderExcluir
  5. Acho essa linguagem linda, eu aprendi o alfabeto todo uma vez mas fiquei tanto tempo sem praticar que esqueci. Salvei o link do site e a imagem dos sinais pra aprender de novo *-*
    E, Lu, eu fiquei muito interessada em pedagogia uns tempos atrás, é bom mesmo? Eu queria fazer a faculdade mas não tenho certeza :3 haha

    Beijão, Unsaid Things

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, Pedagogia (na minha HUMILDE opinião) é questão de DOM.
      Você ouve muita coisa na faculdade, pura teoria. A realidade é outra. E mais uma coisinha: não é uma profissão se quiser ser RYCA, rs..
      Se você gosta, vá fundo. Eu AMO!
      Tentei fugi. Como disse, até pensei na medicina. Pura bobagem.
      Acredito que o curso que devemos cursar está dentro de nós mesmas.

      Quando decidir o que vai fazer, me conta!
      OBS.: espero não ter te decepcionado. Mas com certeza, se for o que você quer, tô contigo! :D

      Excluir
  6. Eu acho muito legal a língua de sinais, eu cheguei a aprender algumas palavras mas acabei esquecendo. Eu ia para a escola com uma muda/surda e era bem divertido conversar com ela.
    Beijos

    http://nerdicesdeumagarota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Fico feliz em saber que Libras está sendo ensinado nas faculdades e, na minha opinião, deveria fazer parte da grade curricular de todos os cursos e não só daqueles voltados para a educação.

    Beijão, Blog Entre Aspas

    ResponderExcluir
  8. Acho muito, muito legal essa inclusão. Quando fazia o ensino médio no antigo CEFET também tinha turmas só de deficientes auditivos, então Libras esteve sempre presente. Achei muito legal aprender um pouquinho, embora ainda não possa dizer mais que sei.

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Nossa, adorei! Que legal, você já esta na etapa final da faculdade. Eu estou no primeiro semestre em Ciências Contabeis, e no 8° semestre tambem terei aulas de libras, é opicional, mas sei que temos que saber nos comunicar com todos os publicos entao com toda a certeza farei! Adorei, beijos.
    www.mimosaedondoca.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Não sabia que haviam variações linguísticas até mesmo na língua de sinais! \O/
    Beijos,
    Vinícius - Livros & Rabiscos

    ResponderExcluir
  11. adorei seu post!! acho a linguagem de sinais muito interessante, é uma maneira de inclusão que faz a diferença!
    obrigada pela visitinha ao blog!
    beijos
    whaticantsee.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Oi, Luiza!
    Sempre tive curiosidade em aprender, mas não levo muito jeito rs. Sei lá, eu não consigo lembrar rs. :D Só acho um pena que poucas pessoas conheçam, ainda assim é uma forma incrível de inclusão! :)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Olá!

    Quero muito aprender libras um dia. Acho a língua fantástica... uma excelente forma de comunicação. Adorei a postagem!

    Um abraço!
    http://universoliterario.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Adorei encontrar um post sobre esse assunto aqui. Hoje mesmo enquanto vagava pela biblioteca em uma aula vaga, me deparei com livros e revistas em braile e fiquei super "orgulhosa" ao saber que meu colégio adotava essa inclusão, hehe.
    Super legal que você tenha essa matéria! Espero que se saia bem.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Tem uma escola bem pertinho de onde moro que da aulas de libras..uma amiga minha fez o curso e adorou =]

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/

    BJs

    ResponderExcluir
  16. Muito legal vim aqui e me deparar com esse assunto, sou uma futura pedagoga e sei da importância do assunto.

    Beijos *-*
    clicandolivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Ei Luiza :)
    Já aconteceu a mesma coisa comigo, já encontrei com pessoas que são DA e dá uma vontade tremenda de se comunicar. Na minha faculdade essa disciplina é optativa, mas eu pretendo cursá-la sim *---*
    Super post, parabéns!

    Beijos
    aritmeticadasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Uma das minhas metas é aprender a língua dos sinais!

    ResponderExcluir
  19. Oi, Luiza!
    Bom, eu acho esse alfabeto das Libras muito bacana, mas não sei "falar" direito. Lembro que há muito tempo atrás, ganhei um folheto com esse alfabeto especial.
    Adorei a postagem!
    Beijo.
    docesabordoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir

Espero que tenha gostado da postagem.
Deixe sua opinião. Ficarei muito feliz.

♥ Seguiu o blog?
Deixe o link para que eu possa conhecer o seu blog também.

Beijos